caedjus.com

Entrevista com Thaiana Nogueira – Coordenadora de GT do CAED-Jus 2024

A entrevistada da vez é Thaiana Nogueira.

Thaiana Nogueira é Doutoranda em Direito pelo PPGD da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Direito Constitucional pelo PPGDC da Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduada em Direito pela UFF. Atualmente é Coordenadora da Comissão de Direito Constitucional da OAB da Seccional de Duque de Caxias (OAB/DC), atua como Assessora Jurídica da Fundação Estatal de Saúde de Maricá (FEMAR), também na área de licitações e contratos administrativos, e presta consultoria jurídica ao Grupo CLG, na área de Direito Administrativo. É também Assistente Editorial da Revista Teoria Jurídica Contemporânea, vinculada ao PPGD/UFRJ. Desenvolve pesquisa sobre Direito Constitucional, ativismo judicial e teoria constitucional norte-americana.

Nesse momento também é coordenadora do GT: 2 – Direito Público.

Confira a entrevista:

1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Ingressei na gradução em Direito na Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2011, vindo a me formar em 2016. Em 2018, fui aprovada no proceso seletivo e inicei os meus estudos no Mestrado em Direito na mesma Universidade, concluindo-o em 2020, com nota máxima na dissertação. Nesse momento, me interessei de forma mais robusta pela pesquisa acadêmica, notadamente no que tange ao ativismo judicial e à e teoria constitucional norte-americana. Em 2023, ingressei no doutorado em Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e sigo pesquisando a mesma área, com enfoque em Direito Público. Nesse contexto, tenho participado de eventos académicos como o presente, a fim de aprodundar meus conhecimentos sobre diversas áreas.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAED-Jus?

O caráter interdisciplinar e plural do evento a ser promovido, que permite a participação de discentes, docentes e pesquisadores de diversas áreas do Direito, bem como de áreas afins, o que confere maior riqueza aos debates desenvolvidos e, por conseguinte, enriquece as produções acadêmicas a serem realizadas.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

O Direito Público abarca diversas disciplinas – Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal etc. – e comporta um sem número de abordagens. Dessa forma, considero praticamente impossível conceber um debate jurídico sem que o tema em questão perpasse o Direito Público. Trata-se, portanto, de área fundamental, que permeia até mesmo os debates atinentes ao Direito Civil, por exemplo. Todavia, tendo em vista o seu objeto, o Direito Público se relaciona intrinsecamente com outras áreas de conhecimento, como a ciência política, bem como com temas que hoje estão em voga, em especial no que tange à política e à atuação judicial. Desse modo, um dos grandes desafios relacionados à área é justamente lidar com essa interseção entre Direito e política.

4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que outras dicas você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

Eu considero relevante para a otimização da produção textual a escolha de temas com os quais possua afinidade. Em otros termos, é importante que se pesquise acerca do que se gosta de pesquisar. Ademais, é mister que após a definição do tema a ser trabalhado, seja estabelecido, pelo autor, cronograma de execução, com o estabelecimento de fases e prazos a serem observados na elaboração do artigo final. 

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.eventoscaedjus.com/caedjus-site e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *