A entrevistada desta vez é Solange Alves
Solange Alves é Doutoranda em Ciências Sociais – Estudos Comparados sobre as Américas – PPGECsA– ELA/UnB. Mestre em Sustentabilidade junto aos Povos Indígenas e Territórios Tradicionais MESPT-UnB. Especialista em Democracia Participativa República e Movimentos Sociais. Analista Ambiental no Ministério do Meio Ambiente. Coordenadora da assessoria parlamentar da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ. Participante do Grupo de Estudos e Práticas Dialógicas no Contexto de Povos e Territórios Tradicionais – CAUIM/UNB.
É também coordenadora do GT Especial Povos Originários e Movimentos Sociais do CAED-Jus 2023.
Confira a entrevista:
1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.
Fiquei maravilhada com a oportunidade. Entrei na Comunidade Academus com a expectativa de melhorar meu desempenho acadêmico, me deparei com um mundo de informações, de oportunidade de pessoas generosas. Participar deste GT é um desafio e uma oportunidade que pretendo aproveitar ao máximo.
2) O que mais lhe chamou a atenção no CAED-Jus?
A dimensão, o alcance que ele tem e a possibilidade de trazer debates de diversas áreas para diversos públicos com diferentes olhares acadêmicos.
3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?
Demonstrar que o Direito, mesmo normalizado, não garante por si sua aplicação quando se trata de direitos e garantias fundamentais dos Povos e Comunidades Tradicionais, que outras alternativas complementares são necessárias para se garantir a aplicação do Direito.
4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que outras dicas você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?
Estar atento para as diversidade e para as dinâmicas adotadas por diversos grupos , que lutam para garantir sua sobrevivência social e cultural, atentar para outras epistemologias que pouco ecoam nos espaços acadêmicos.
Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.
A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.eventoscaedjus.com/site e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!