caedjus.com

Entrevista com Sabrina Durães Veloso Neto– Coordenadora do GT 11 – POLÍTICA, DESIGUALDADE E SOCIEDADE no CAED-Jus 2025

A entrevistada da vez é Sabrina Durães Veloso Neto.

Sabrina Durães Veloso Neto é Doutoranda em Direito, com ênfase em Desenvolvimento e Políticas Públicas, pela PUCMG (2023-2027). Mestre em Direito com foco em Instituições Sociais, Direito e Democracia pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade FUMEC (2016). Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) (2013).

Atua como advogada e consultora jurídica nas áreas de Direito Público e Privado, com experiência significativa em contencioso e consultivo na esfera cível. Possui vasta experiência em atendimentos, consultorias, audiências e elaboração de peças processuais e recursais.

Além disso, tem sólida atuação acadêmica na área de Direito Público e Privado. Foi professora de graduação, coordenadora de pós-graduação e membro do Colegiado das Faculdades Prominas. Também tem ampla experiência na orientação de trabalhos de conclusão de curso.

Como professora de ensino superior na Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), ministrou diversas disciplinas, incluindo: no Departamento de Direito Privado, História do Direito, Introdução ao Estudo do Direito, Linguagem e Argumentação Jurídica, Instituições do Direito, Direito do Trabalho, Ciência Política/Teoria Geral do Estado, Direito Ambiental e Agrário e Deontologia Jurídica; no Departamento de Direito Público Substantivo, Processo Civil I, Direito Constitucional I, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito do Consumidor, Criminologia e Direito Médico Legal; e no Departamento de Direito Público Adjetivo, Estágio Supervisionado de Prática Jurídica.

Autora do livro: Democracia Participativa a experiência do orçamento participativo em Montes Caros/MG

Nesse momento também é coordenadora do GT 11 – POLÍTICA, DESIGUALDADE E SOCIEDADE.

Confira a entrevista:

1) Quais foram as principais influências ou experiências que moldaram sua abordagem acadêmica até hoje?

A minha inquietação me despertou o interesse em pesquisar mais a fundo a temática de políticas públicas. Observar o aumento da população em situação de rua  fez com que eu voltasse o meu olhar essas pessoas são marginalizadas, mesmo sendo parte integrante do espaço urbano.

Embora não faça parte de um grupo assistencialista voltado ao acolhimento dessa população e, à primeira vista, talvez não seja o meu “lugar de fala”, essa inquietação me impulsionou a investigar, por meio da pesquisa, as políticas públicas habitacionais direcionadas a essa população.

2) Como a sua experiência acadêmica prévia contribui para a sua visão sobre os desafios e oportunidades do seu GT no CAED-Jus?

A minha experiencia acadêmica prévia contibuiu com o meu objetivo de atuar junto ao GT de política, desigualdade e sociedade vez que é uma oportunidade de desenvolver uma melhor compreensão dos reais objetivos dessas políticas, analisar sua implementação e execução, identificar os mecanismos que garantem o acesso as políticas públicas e, por fim, diagnosticar as razões pelas quais essas políticas não conseguem atingir sua função social, tornando-se ineficazes na concretização de seus objetivos.

3) Como você enxerga o papel do CAED-Jus na formação de novos profissionais do direito e em outras áreas interdisciplinares?

O CAED-Jus, com sua ampla interconexão de áreas, tem promovido o desenvolvimento de temáticas que são analisadas por diversos ramos do conhecimento. Isso gera um impacto positivo, pois, ao proporcionar uma análise mais abrangente das questões jurídicas, contribui para a formação de profissionais mais capacitados a lidar com os problemas sociais. Dessa forma, colabora para a visibilização dos sujeitos muitas vezes ocultos pelo próprio direito, promovendo uma compreensão mais inclusiva e sensível às suas necessidades.

4) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

O principal desafio ao falar sobre política, desigualdade e sociedade é multiplicidade de interconexão desses temas. Cada um deles envolve uma série de fatores históricos, culturais, econômicos e sociais que se conectam, tornando um trabalho árduo abordá-los de maneira simples e abrangente.

Outro desafio importante é a invisibilidade  em reconhecer as desigualdades estruturais que permeiam nossa sociedade. Muitas vezes, a discussão sobre política e desigualdade é acompanhada de polarização e falta de diálogo, o que dificulta a construção de soluções inclusivas e eficazes.

5) De que maneira você acha que sua área de pesquisa pode impactar a transformação ou inovação no campo jurídico, especialmente em termos interdisciplinares?

Ao meu ver a área de pesquisa das políticas públicas em termos de interdisciplinares têm um impacto positivo, posto que promove uma abordagem mais integrada e eficaz para a resolução dos problemas sociais. Por outro lado, a interdisciplinaridade pode apresentar desafio, exigindo, assim, a superação de desafios relacionados à colaboração entre diferentes áreas do conhecimento.

6) Quais recursos ou estratégias você utilizou para manter-se atualizado(a) e relevante dentro da sua área de pesquisa?

A atualização contínua da literatura pelos estudiosos sobre o tema contribui de forma significativa para o desenvolvimento de uma análise crítica do sistema atual, que oculta os verdadeiros valores e objetivos a serem alcançados pelo ordenamento jurídico em vigor.

7) Para quem está começando a se envolver com projetos interdisciplinares, qual habilidade você acredita ser essencial para o sucesso nesse tipo de iniciativa?

A ampliação da pesquisa por meio da conexão com outras áreas do conhecimento é fundamental, uma vez que a ciência jurídica, por si só, tem se mostrado insuficiente para resolver de maneira eficaz as questões relacionadas à política, sociedade e igualdade. A integração com outras ciências permite uma abordagem mais abrangente e integrada, capaz de enfrentar os desafios complexos e interligados desses temas.

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.eventoscaedjus.com/caedjus-site e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

Posted in

Vanessa Velloso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *