O entrevistado da vez é o Ricardo Russel Brandão Cavalcanti.
Ricardo Russel Brandão Cavalcanti é doutor em Ciências Jurídicas-Públicas pela Universidade do Minho-Braga, Portugal. Mestre em Direito, Processo e Cidadania pela Universidade Católica de Pernambuco. Especialista em Ciência Política pela Faculdade Prominas. Professor efetivo de Ciências Jurídicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE. Defensor Público Federal.
Além disso, podemos destacar:
- Coautor do Livro: Princípios Institucionais da Defensoria Pública pela Editora Dialética.
- Membro Titular do Conselho Editorial da Revista da Defensoria Pública da União.
- Membro Titular da Banca de Direito Civil, Processo Civil e Direito Internacional Privado do IV concurso para ingresso na carreira de Defensor Público Federal.
- Possui diversos capítulos de livros publicados na área de Direito, Educação e Políticas Públicas.
Nesse momento, coordenador do GT: 4- Solução de Conflitos e Processo.
Confira a entrevista:
1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.
Essa é a terceira vez que eu vou ser Coordenador de um GT no CAED-JUS, além de já ter sido coordenador de um GT no CAEDUCA, o que é fruto da minha trajetória acadêmica como professor na rede pública e privada há 15 anos e como Defensor Público Federal há 16 anos, período no qual eu fiz mestrado, doutorado e quatro especializações.
2) O que mais lhe chamou atenção no CAED-Jus?
Quando estava fazendo doutorado, eu sofria uma forte pressão da Universidade para apresentar trabalhos em congressos, o que era uma condição para a conclusão do meu curso. Entretanto, eu tinha muita dificuldade para viajar porque tenho duas profissões e duas filhas, eis que conheci o CAED-JUS e me deparei com a oportunidade de apresentar trabalhos em congressos de extrema qualidade sem os custos e os deslocamentos de uma viagem e desde então já participei de mais de 10 Congressos do CAED-JUS ou do CAEDUCA.
3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?
O principal desafio do nosso Grupo de Trabalho é demonstrar para a nossa sociedade, em especial para os operadores do Direito, que o Sistema Multiportas de acesso à justiça nos permite escolher diversas formas de resolução de conflitos, sendo o Poder Judiciário apenas uma das opções.
4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que outras dicas você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?
Leiam jornais e tenham acesso aos meios de comunicação com credibilidade, saiam um pouco das redes sociais e se aproximem da nossa realidade e a partir daí procurem o estudo de temas que sejam importantes para a nossa sociedade, como, por exemplo, as diversas formas de resolução de conflitos existentes passiveis de adaptação para as mais diversas peculiaridades.
Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.
A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.eventoscaedjus.com/caedjus-site e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!