caedjus.com

Entrevista com Nathália Gonçalves Zaparolli – Coordenadora de GT do CAED-Jus 2024

A entrevistada da vez é Nathália Gonçalves Zaparolli.

Nathália Gonçalves Zaparolli é Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Núcleos Associados de Pesquisa em Políticas Públicas. E também atua na Rede Básica de Ensino.

Nesse momento também é coordenadora do GT 10: – Desenvolvimento social, ambiental, econômico e sustentável.

Confira a entrevista:

1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Sempre me interessei por ciência e em compreender como as coisas são e funcionam. Intrigava-me muito o jeito das pessoas, como elas se expressavam, se relacionavam, o papel das instituições nas nossas vidas. Dessa forma, me aprofundei em estudos jurídicos e das ciências políticas, por serem áreas que afetam diretamente nosso cotidiano. Assim, esse interesse científico pelo mundo e a vontade de aprender e compartilhar conhecimento me levaram a ser pesquisadora e ter o prazer de participar como coordenadora.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAED-Jus?

É um espaço em que podemos aprender e compartilhar conhecimentos de maneira rica e respeitosa. Também tem o aspecto da diversidade de temas e abordagens, abrangendo um vasto leque de profissionais e estudantes para debaterem os temas. Além de ser um evento conceituado na área.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

Justamente a interdisciplinariedade. Conseguir compreender e conceber as teorias, abordagens, problemas da área é um trabalho árduo, mas também encantador, pois temos que estudar conceitos e metodologias de diversas áreas do conhecimento científico. Outro desafio é propor soluções efetivas para os problemas de pesquisas, que podem se transformar em ações concretas, como políticas públicas, visto a variedade de variáveis que devemos compreender e pensar em como articulá-las na realidade. 

4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que outras dicas você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

Fazer o básico todos os dias faz toda a diferença, pois é a disciplina, comprometimento e prática que proporcionam melhorar nossas pesquisas e escritas. Muitos que se destacam é porque conseguem essa constância. E quanto mais nos aprofundamos em nossos conhecimentos, mais conseguimos ver os detalhes, ao mesmo tempo que devemos nos dedicar a tarefas diversas, inclusive aquelas que não envolvem produtividade, pois nossa mente expande, também devemos procurar espaços em que compartilhamos nossos saberes, o debate faz enxergarmos de formas diferentes as mesmas coisas, esses elementos fornecem tudo que precisamos para escrevermos textos inovadores.

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.eventoscaedjus.com/caedjus-site e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *