A entrevistada da vez é Michele Padilla Pedroso Vígari.
Michele Padilla Pedroso Vígari é Pesquisadora da Primeira Infância. Pedagoga. Doutoranda em Educação pela Universidade de Sorocaba – UNISO. Na linha de Cotidiano Escolar, Práticas Educativas e Formação de Professores. Mestra em Educação pela Universidade de Sorocaba (UNISO). Pós-Graduada em Psicopedagogia Clínica e Neuropsicopedagogia Clínica. Atualmente é professora de Educação Básica – Primeira Infância – Professora de Creche – da Prefeitura Municipal de Sorocaba. Trabalha com Orientação de Pais pela Disciplina Positiva e com crianças com dificuldades de aprendizagem. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, prática docente, educação infantil, creche, educação especial e orientação de pais. Membro do Grupo de Pesquisa GEDECE – Grupo de Estudos e Pesquisas em Democracia, Ecologias e Cotidianos Escolares com meu orientador Prof. Dr. Rodrigo Barchi. É também membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial e Diversidade LEE/UFRRJ & PPGED/UTP.
Nesse momento também é coordenadora do GT 12: – Temas Contemporâneos.
Confira a entrevista:
1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.
Sou professora de Educação Infantil – da creche e com o passar do tempo senti a necessidade de me especializar e aprofundar meus conhecimentos para trabalhar com os bebês e crianças bem pequenas, assim prossegui meus estudos na vida acadêmica. Hoje estou cursando o Doutorado em Educação pela Uniso. Sabendo do processo seletivo para coordenadores do CAED-Jus e como eu já participava dos congressos me interessei para me inscrever. Fiquei lisonjeada e grata com a aprovação para uma função de extrema importância para o congresso.
2) O que mais lhe chamou atenção no CAED-Jus?
A dinâmica da realização do congresso por ser online.
3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?
O maior desafio da minha temática é a contemporaneidade que é um desafio do agora, o mundo que está acontecendo e poderá influenciar o futuro.
4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que outras dicas você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?
Escrevam. Escrevam suas práticas, suas pesquisas, divulguem ao mundo os seus estudos, pesquisas e trabalhos.
Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.
A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.eventoscaedjus.com/caedjus-site e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!