O entrevistado desta vez é Dorival Fagundes.
Dorival Fagundes é Doutorando em Saúde Coletiva pelo IMS/UERJ. Mestre em Direito Constitucional e Teoria do Estado pela PUC RIO. Pós-Graduando em Direitos Humanos e Saúde pela ENSP/FIOCRUZ. Especialista em Sociologia pela UCAM. Graduado em Direito pela FND/UFRJ. Ele também é Coordenador do GT Trabalho de Seguridade Social do CAED-Jus 2020.
Confira a entrevista:
1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.
Inicialmente ingressei na Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, o que me trouxe até o Rio de Janeiro. Neste ínterim participei de alguns grupos de pesquisas e fui monitor de duas matérias. Depois ingressei no Mestrado e no segundo ano deste conheci o CAED Jus na internet, quando estava pesquisando sobre Congressos Jurídicos. Depois disso, sempre que posso, me esforço por participar dos Congressos deste Conselho.
2) O que mais lhe chamou atenção no CAED-Jus?
O que mais me chamou a atenção no CAED-Jus foi o fato dele ser completamente online, possibilitando a participação de estudantes e pesquisadores de todo o Brasil e mesmo de outros países, o que democratiza o acesso aos congressos jurídicos e, consequentemente, a espaços e fóruns de discussões relevantes à comunidade científica e de importância para se pensar as questões atuais.
3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?
O principal desafio hoje, em minha opinião, a respeito de “Trabalho e Seguridade Social” é todo o contexto sócio-jurídico-político que envolve esta temática, o que inclui, por exemplo, as novas configurações do mundo do trabalho e as decisões judiciais a este respeito; a nova fase do capitalismo; e a ascensão de governos cujas ideologias são opostas à seguridade social e às políticas de bem-estar.
4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que dica final você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?
Não sou muito bom em dar dicas, mas se pudesse oferecer uma sugestão aos participantes quanto à qualidade e à inovação dos trabalhos seria aprimorar o olhar para a realidade atual, repleta de transformações e conseguintemente problemas e dilemas a serem solucionados, pois este olhar é o primeiro passo para refletir bem, construir boas perguntas de pesquisa e, no conjunto, um texto de excelência.
Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.
A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.caedjus.com/eventos e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!