caedjus.com

Entrevista com Clarissa Bottega – Coordenadora de GT do CAED-Jus 2024

A entrevistada da vez é Clarissa Bottega.

Clarissa Bottega é Doutora em Ciências Sociais pelo PPGCS da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Mestre em Ciências Jurídicas pelo PPGD da Universidade de Coimbra / Portugal, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, especialista em Direito de Família e Sucessões pela EBRADI, especialista em Processo Civil pela Universidade de Cuiabá, especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Cuiabá, advogada inscrita na OAB/MT sob o nº 6.650, sócia do escritório Bottega & Bottega Advogados Associados, autora de diversas obras acadêmicas dentre as quais se destacam: “Adoção à Brasileira: um caso de reconhecimento do afeto como valor jurídico” (Dialética, 2020) e “Judicialização Reversa: estratégia de dominação nas políticas públicas sobre terras quilombolas” (Pembroke Collins, 2023).

Nesse momento também é coordenadora do GT Especial: Filosofia, Direito e Políticas Públicas.

Confira a entrevista:

1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

A pesquisa acadêmica sempre fez, e ainda faz, parte de minha vida acadêmica e profissional. Como bacharel em Direito recebi o título de melhor aluna da turma. Para aprimorar a pesquisa fui estudar na Universidade de Coimbra onde concluí o curso de mestrado e na sequência busquei o doutorado junto à Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Como pesquisadora, após encerrar o doutorado, me matriculei na graduação em Filosofia, ou seja, minha trajetória acadêmica ainda está em desenvolvimento e a participação como coordenadora de GT no CAEDJus ao mesmo tempo que colabora com minhas pesquisas, se apresenta como uma oportunidade para que eu possa colaborar com o mundo acadêmico. 

2) O que mais lhe chamou atenção no CAED-Jus?

O CAED-Jus já se firmou como um evento tradicional que possui lastro acadêmico, portanto, a participação em si mesma já é um grande orgulho pela possibilidade de colaborar com a pesquisa acadêmica.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

Filosofia, Direito e Políticas Públicas são temas que se entrelaçam e que se repelem todos dias, são temas complexos e que precisam ser pensados e discutidos como uma busca de uma sociedade mais justa e digna, assim é que o GT tem por objetivo desafiar os acadêmicos a (re)pensarem temas tradicionais sob óticas diversas, entrelaçando a busca da felicidade (filosofia) com a busca da justiça (direito) como objetivo maior do movimento do governantes (políticas públicas).

4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que outras dicas você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

A pesquisa acadêmica séria e comprometida é a dica mais valiosa. Respeitar sua história e seu currículo é construir um futuro sólido e primoroso. A viagem não é fácil, a pesquisa, a escrita e a revisão são tarefas solitárias, mas que nos mostram que possamos, cada vez mais, caminhar na busca de um mundo melhor através da ciência.

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.eventoscaedjus.com/caedjus-site e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *