O entrevistado desta vez é Adriano da Silva Ribeiro.
Adriano da Silva Ribeiro é Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino – UMSA (2019). Pós-Doutorando em Direito Constitucional pela Universidad del Museo Social Argentino – UMSA. Mestrando em Direito da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade FUMEC, área de concentração em Instituições Sociais, Direito e Democracia. Estagiário Docente de Direito Privado e Processual Civil do Programa de Mestrado em Direito da Universidade FUMEC (2018/2019). Representante Discente dos PPGs no Conselho de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão – CONSEPPE/FUMEC. Bacharel em Direito da PUC Minas (2010). Monitor de Direito Constitucional da PUC Minas Betim (2010). Licenciado em Letras e suas Literaturas PUC Minas Betim (2002). Especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pela UNB (2006). Pesquisador no Instituto Mineiro de Direito Processual (IMDP). Associado do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI). Associado do Instituto Popperiano de Estudos Jurídicos (INPEJ). Membership do CAED-Jus. Articulista e Parecerista de Periódicos Jurídicos Nacionais e Internacionais. Professor Orientador no Grupo Educacional IESLA/ESJUS. Servidor Público do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, desde 1995. Ele também é Coordenador do GT Direito Pública do CAED-Jus 2020.
Confira a entrevista:
1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.
Conclui a graduação em Letras em 2002 e, na sequência, iniciei a graduação em Direito sendo diplomado em 2010. Matriculei-me no Doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais na Universidad del Museo Social Argentino, oportunidade em que pesquisei, sob orientação do Professor e Juiz Eduardo M. Martinez Alvarez, e defendi a tese “Liderança do Juiz para um direito fundamental à razoável duração do processo”, no ano de 2019. Porém, a inquietação de pesquisador me fez retornar aos estudos e matricular no Mestrado em Direito do PPGD da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade – FUMEC, para desenvolver pesquisa na área do direito público, sob orientação do Professor Doutor Sérgio Henrique Zandona Freitas.
Atualmente, sou Estagiário Docente no Núcleo de Pesquisa do PPGD/FUMEC, Professor orientador de Tese no Grupo Educacional IESLA/ESJUS. Nessa caminhada acadêmica, já publiquei livro, artigos em revistas científicas, participei de coletâneas, congressos nacionais e internacionais, palestras. Integro grupos e projetos de pesquisa e extensão universitária na FUMEC. Em 2019, participei do ConiPUB, inclusive com artigo publicado em livro. Então, resolvi me inscrever para Coordenação do GT Direito Público no CAED-Jus 2020.
2) O que mais lhe chamou atenção no CAED-Jus?
O CAED-Jus proporciona aos estudantes, desde a graduação, de todo o Brasil, que não poderiam participar de Congresso em Estados brasileiros ou outros Países, a apresentação de artigos ou resumos, e, consequentemente, ter certificado e publicação livro de qualidade, bem como participar de evento a presença de juristas nacionais e estrangeiros. Ademais, o evento acadêmico é bem organizado e de acesso fácil por meio de uso de plataforma eletrônica.
3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?
O GT Direito Público, a meu ver, pretende-se refletir, observar e reconstruir as clássicas abordagens acadêmicas. Oportunidade dos pesquisadores apresentarem seus estudos para o desenvolvimento do direito e da ciência jurídica.
4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que dica final você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?
A dica que recebi do Professor Doutor Ronaldo Brêtas de Carvalho Dias, ainda na graduação em Direito, e que aplico dia-a-dia “ler delirantemente”. Na sequência, definir um bom tema-problema, refletir e desenvolver a escrita do texto.
Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.
A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.caedjus.com/eventos e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!