caedjus.com

Entrevista com Daniel César Franklin Chacon–Coordenador de GT do CAED-Jus 2024

O entrevistado da vez é o Daniel César Franklin Chacon.

Daniel César Franklin Chacon é Professor ASSOCIADO I, CCAE/DCSA/ Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Campus IV. Doutor em Linguística/PROLING/UFPB . Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (Recife – PE – 2003). Graduado em Direito pelas Faculdades Integradas do Tapajós – FIT/UNAMA (Santarém – PA – 1996). Graduado em Odontologia pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB (João Pessoa – PB -1985). Líder do Grupo de Pesquisa – GELDICS – Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem do Direito, da Contabilidade e do Secretariado – DCSA/CCAE/UFPB. Pesquisador PIBIC/CNPq/UFPB. Extensionista em projetos de ESCLARECIMENTO DE Textos Jurídicos e Controle Social. Possui livros e capítulos de livros e artigos publicados na área de Direito, Linguística, Educação para os Direitos Ambientais no Trabalho, Educação para Democracia; e artigos na área de Odontologia. Participante dos CAED/Jus 2021,2022,2023, com organização de Livro, produção de artigos e Coordenação de GT. É autor do Livro “Linguagem e direito – dêixis discursivas – usos nas sentenças judiciais cíveis” (Editora Labrador); coordenou o GT 10, organizando o livro ‘TEMAS CONTEMPORÂNEOS’ na edição 2022 do CAEDJus. Coordenador do Curso de Secretariado Executivo Bilíngue/CCAE/UFPB(2022/2024). Consultor ad hoc das revistas: Conceitos (da Associação dos Docentes da Universidade Federal da Paraíba – ADUF-PB (ANDES – SN – ISSN – 15197202); Signo (ISSN-1982-2014 – Qualis A2) – da UNISC – Universidade de Santa Cruz do Sul – RS. 

Nesse momento, coordenador do GT: 12 – Temas Contemporâneos.

Confira a entrevista:

1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Cursei graduação em Odontologia (1985) e em Direito (1996); Mestrado em Direito (2003); e Doutorado em Linguística (2017). Atualmente sou professor da Universidade Federal da Paraíba, na área de Direito, desde 2009, sou docente no Magistério Superior há 18 anos. Atuo na pesquisa, extensão e auxílio nas atividades administrativas de meu Departamento (DCSA) e Centro (CCAE), na UFPB, como membro de comissões. Exerci a função de Coordenador de Curso (2022-2024).

2) O que mais lhe chamou atenção no CAED-Jus?

A receptividade por parte dos organizadores, a acolhida de estudos multidisciplinares na área do Direito, com seriedade, de forma democrática e bastante interativa. Também a pontualidade na execução do Cronograma.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

Nesse contemporâneo contexto social, continuo entendendo que a sociedade passa por diversos desafios, como por exemplo: a questão ambiental (clima, hídrico), a violência social e doméstica, os maus-tratos de animais, direitos de refugiados, cooperação internacional, desenvolvimento sustentável, pessoas com deficiência, desvalorização do trabalho, alta tecnologia ameaçadora, guerras,  etc. Todos esses ‘problemas’ são ‘temas contemporâneos’ e se apresentam como desafio para a ciência e seus estudiosos (pesquisadores, investigadores). Ressignificar esse cenário dentro do espaço oferecido pelo Direito e trazer para o papel, ou seja, para escrita acadêmica, às vezes torna-se desinteressante para alguns, por conta das dificuldades de trabalhos na literatura sobretudo no ambiente acadêmico. Isso continua sendo um obstáculo. Acredito que soluções aparecerão!

4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que outras dicas você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

Aprofundar a pesquisa usando as ferramentas disponíveis (redes acadêmicas, grupos de pesquisas, bases de pesquisas nacionais e internacionais, internet…); produzir com ‘ousadia científica’ mantendo o prisma inter e multidisciplinar, interagindo com bases de visão democrática da pesquisa, a exemplo do CAED-Jus, e sendo proativo na busca de informações novas e de qualidade. É isso. Desejo a todos um Excelente Caed Jus 2024. E viva a Pesquisa.

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.eventoscaedjus.com/caedjus-site e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *