A entrevistada da vez é Juliane Tedesco Andretta.
Juliane Tedesco Andretta é Doutoranda em Direito Econômico e Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Mestre em Direito Econômico e Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Bacharel em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professora titular na graduação do Curso de Direito da UniCesumar – Campus Curitiba, no período compreendido entre 2022 e 2023. Pesquisadora do NEADI – Núcleo de Estudos Avançados de Direito Internacional e Desenvolvimento Sustentável
Prêmio Marcelino Champagnat pelo melhor desempenho acadêmico da turma de 2019, do Curso de Direito da PUCPR;
2º Lugar na categoria Dissertações de Mestrado, no âmbito da 1º Edição do Prêmio FIBE, Fórum de Integração Brasil Europa;
Coorganizadora do livro “Litígio estratégico e hard cases em Direito Internacional e o diálogo com as Cortes Brasileiras”;
Atuou na atualização do livro “Curso de Direito da Integração Regional”;
Autora de diversos artigos publicados em periódicos e em capítulos de livros;
Advogada no escritório Cunha de Almeida, Hollanda & Monclaro Advogados Associados.
Nesse momento também é coordenadora do GT: 7- Especial: Direito,Globalização e Relações Internacionais.
Confira a entrevista:
1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.
Minha trajetória acadêmica se iniciou ainda em 2016, quando estava na graduação e passei a integrar o Núcleo de Estudos Avançados de Direito Internacional e Desenvolvimento Sustentável da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (NEADI/PUCPR).
Desde então, a pesquisa passou a fazer parte da minha vida, de modo que desenvolvi, ainda na graduação, três projetos de iniciação científica, que se desdobraram em artigos e capítulos de livros publicados. Ainda, tive a grata oportunidade de atuar na atualização de livro de Professores que tanto admiro até hoje, bem como de organizar outra obra.
O desenvolvimento dessas atividades e o amor pela pesquisa cada dia mais crescente, me oportunizaram a admissão em Programa de Mestrado, que concluído, culminou em nova admissão, dessa vez em um Programa de Doutorado, em curso atualmente.
2) O que mais lhe chamou atenção no CAED-Jus?
O que mais me chamou a atenção no CAED-Jus foi a possibilidade de integração, num único evento, de pesquisadores dos mais diversos graus de instrução, oriundos de inúmeras localidades distintas, com oportunidade de publicação internacional.
3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?
Vivemos na atualidade em um mundo globalizado, no qual há uma crescente troca de dados e informações, bem como intensa circulação de pessoas, produtos e serviços, que diante da necessidade de regulamentação, torna-se um desafio para o direito internacional
4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que outras dicas você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?
Para que haja a produção de textos com alto grau de qualidade e inovação, faz-se necessário, antes de mais nada, que o pesquisar esteja sempre inteirado das atualizações relativas à sua temática de pesquisa, bem como que desenvolva o hábito da leitura, necessário para o aperfeiçoamento da escrita. Ainda, um bom pesquisador, deve aprender a utilizar-se do ferramental da metodologia, para que possa realizar estudo com mais alto nível de cientificidade.
Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.
A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.eventoscaedjus.com/caedjus-site e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!