caedjus.com

Entrevista com Michelle Asato Junqueira – Coordenadora de GT do CAED-Jus 2024

A entrevistada da vez é Michelle Asato Junqueira.

Michelle Asato Junqueira é Doutora e Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie-UPM. Especialista em Direito Constitucional com extensão em didática do Ensino Superior. Líder do Grupo de Pesquisa “CriadirMack: o direito à vez e à voz de crianças e adolescentes” e Vice-líder do Grupo de Pesquisa “Políticas Públicas como instrumento de efetivação da cidadania”. Pesquisadora no grupo CNPq “Estado e Economia no Brasil”

Coordenadora de Pesquisa da Faculdade de Direito da UPM. Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo seres Humanos da UPM. Professora do curso de graduação em Direito da mesma instituição. Membro do Instituto Brasileiro de Direito da Criança e do Adolescente (IBDCRIA). Autora de diversos artigos e livros acadêmicos.

Nesse momento também é coordenadora do GT: 11 – Política, Desigualdade e Sociedade.

Confira a entrevista:

1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Eu me dedico à pesquisa jurídica há tempo e já participei de diversos eventos jurídicos como organizadora, congressista, palestrante e coordenadora, sempre produzindo artigos científicos, bem como orientando alunos a fazerem. A disseminação da pesquisa é essencial para a reflexão crítica e para a busca de melhores respostas sociais e jurídicas para os problemas.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAED-Jus?

A possibilidade do evento ser integralmente on line possibilita uma maior articulação entre participantes de todo o país, diminui custos e é uma ótima opção para otimização do tempo e das distâncias.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

A temática da desigualdade social e da política é essencialmente interdisciplinar. Tudo o que é humano pertence ao direito e, assim, é essencial a interlocução com os demais ramos do direito. O desafio consiste em buscar formas efetivas de atuação, concebendo soluções reais aos problemas, que nunca serão respostas prontas e absolutas.

4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que outras dicas você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

O grande desafio de um bom texto acadêmico é a produção de um texto objetivo focado na resposta ao “problema de pesquisa”, além disso, a preocupação com a bibliografia e o referencial teórico adequado são essenciais.

“Lembre-se, você é mais do que seu trabalho e seus erros. Tudo é progresso, exceto a estagnação.”

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.eventoscaedjus.com/caedjus-site e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *