A entrevistada da vez é Tatiana Lourenço Emmerich de Souza.
Tatiana Lourenço Emmerich de Souza é Doutoranda em Direito Penal pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro pelo Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos (UFRJ/PPDH) Pós – Graduada em Direito Penal Econômico e Europeu, pelo Instituto de Direito Penal Econômico e Europeu IDPEE, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Professora da Pós-graduação em Ciências Criminais e Segurança Pública do CEPED/UERJ e da Pós-graduação em Direito Penal e Processual Penal da EMERJ.
Membro e Ex-Presidente (2023.2) dos Jovens Penalistas da Associação Internacional de Direito Penal (AIDP-BR). Associada do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM). Membro do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). Autora do Livro “O papel da defesa na Justiça Juvenil Infracional: Da Teoria à Prática” (2018).
Nesse momento também é coordenadora do GT: 5 – Crimes e segurança pública.
Confira a entrevista:
1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.
Minha trajetória acadêmica iniciou-se na graduação com a participação em diversos grupos de iniciação cientifica ligado as ciências criminais. Porém, foi no mestrado que, de fato, comecei a participar de seminários, eventos e escrever artigos para publicação em revistas científicas. Em 2018, lancei meu primeiro livro, denominado “o papel da defesa na justiça juvenil infracional do ECA a prática”, uma das principais obras da minha carreira, bem como participei como autora em outras obras coletivas, à exemplo, do livro “Direito Juvenil: Aspectos penais, processuais e criminológico-sociais”. Atualmente, sou Doutoranda em Direito Penal na UERJ, onde sigo me especializando, mais especificamente, dentro do direito penal econômico.
2) O que mais lhe chamou atenção no CAED-Jus?
O que mais me chamou atenção no Congresso Internacional de Altos Estudos em Direito, foi a possibilidade de poder participar de um evento de âmbito Internacional, de forma virtual, com acesso a qualquer hora do dia, viabilizando a interação com diversos pesquisadores nacionais e internacionais de maneira interdisciplinar. A constância do evento com publicações anuais também é um fator relevante, uma vez que por meio dos livros publicados podemos observar a evolução, modificação e novas perspectivas do mundo jurídico, especialmente, relacionadas a temática do GT.
3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?
A temática do GT nº 05 é atinente a área das ciências penais e segurança pública, por tratar de um tema amplo e delicado, entendo, que o principal desafio é saber trazer a temática de maneira a unir a teoria à prática, possibilitando o debate de temas que nos façam pensar em um o direito penal mais eficaz, auxiliando em demandas prementes, mas também no direito penal do futuro, que envolve o uso e IA e das novas tecnologias.
4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que outras dicas você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?
Para a produção de textos de qualidade é necessário pensar que o artigo/resumo faz parte da construção de uma ideia, que necessariamente precisa ter início (introdução), meio (desenvolvimento da argumentação) e fim (conclusão/reflexão), indicando ao leitor todas as etapas de construção do texto, material e método utilizados (metodologia, referencial teórico e bibliografia), para que não haja dúvidas de como fora realizado o percurso da produção. Outro fator importante é a escolha da temática, devendo o autor procurar o que já foi escrito sobre o objeto do trabalho, de maneira a viabilizar novas abordagens sobre determinado assunto e evitar a repetição de temas já amplamente debatidos e/ou a produção de artigos cópia e cola de citações.
Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.
A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.eventoscaedjus.com/caedjus-site e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!