A entrevistada da vez é Marinésia Lemos Souto .
Marinésia Lemos Souto é Mestre em Teologia pelas Faculdades EST; Pós-graduanda em História da Igreja e da teologia; Pós-graduada em Auditoria; Graduada em Direito pela Faculdade Unidesc.
Servidora Pública, Coordenadora Geral de Contratações, Serviços Gerais e Apoio à Pesquisa; Membro Grupo de Trabalho que busca implementar plano de ação relativo a questões de diversidade e inclusão na Instituição Pública.
Nesse momento também é coordenadora do GT Especial: Teologia e Direitos Humanos.
Confira a entrevista:
1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.
Iniciei minha trajetória académica de forma relevante ao entrar no Mestrado em Teología. Ficou claro, nesse momento, a importancia da produção académica para a divulgação de minhas percepções e de desenvolver um debate relevante com pares sobre os temas de interesse. Nesse interim, busquei um grupo que, somado ao mestrado, me propiciasse esse debate e crescimento da produção académica. Buscar a seleção para participar como coordinadora de um GT foi mais um passo em busca desse crescimento e debate.
2) O que mais lhe chamou atenção no CAED-Jus?
A diversidade e amplitude dos temas tratados dentro da perspectiva do direito e da justiça. O evento, a parte dessa amplitude destaca a transversalidades dos muitos conhecimentos para o alcance de uma produção mais relevante para o mundo e a humanidade. Além disso o evento é muito organizado, propiciando subsidios aos coordenadores por profissionais da área de jornalismo para apoiar a divulgação do GT. Além disso, o fato de ser um evento internacional.
3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?
O debate do direito deve, para ser relevante, articular-se com varias disciplina. A temática do GT é a Teología e os direitos humanos. O tema dos direitos humanos está definido na Constituição Federal como clausulas pétreas. Nesse sentido, é cada día mais relevante seu estudo para conferir garantías como liberdade aos indivíduos. O Tema direitos humanos é tema relevante na teología. O desafio do GT, portanto, é buscar visões varias dessa transversalidade existente entre o direito e a telogia a partir da temática dos direitos humanos.
4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que outras dicas você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?
O passo mais relevante que tomei nesse sentido foi buscar ajuda qualificada. Essa ajuda veio por meio de um grupo que propicia metodología, orientação, debate, oportunidades e compartilhamento relevante. O grupo no qual encontrei esse apoio foi o Academus. Os títulos, sem essa orientação para fazer-se ouvido, não são suficientes para tornar relevante nossa voz na sociedade.
Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.
A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.eventoscaedjus.com/caedjus-site e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!