A entrevistada da vez é a Claudia Lima Monteiro.
Claudia Lima Monteiro é doutora, mestre e graduada em Serviço Social e especialista em Economia do Trabalho e Sindicalismo, Saúde do Trabalhador, Gestão em Saúde e Impactos da Violência à Saúde. Estágio doutorado sanduiche realizado no Instituto Miguel Torga, em Coimbra/Portugal. Experiência profissional como assistente social nas áreas de saúde pública, saúde do trabalhador, vigilância sanitária, educação permanente e perícia social. Atuação como docente em cursos de extensão e especialização em educação permanente e saúde do trabalhador e em cursos de graduação em Serviço Social. Membership do Conselho de Altos Estudos em Direito (CAEDJUS).
Autora de artigos da Revista Portuguesa Intervenção Social e da Revista Simetria nº 6, da Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Município de São Paulo. Autora e organizadora de diversos livros publicados pela Editora Pembroke Collins e da EDUC (editora da PUC-SP).
Nesse momento também é coordenadora do GT 6: Trabalho e Seguridade Social.
Confira a entrevista:
1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.
Sou assistente social há 39 anos, com atuação profissional sedimentada na saúde pública, área que requer dedicação para estudos e pesquisas. Também atuo na docência, em cursos de graduação em Serviço Social e de extensão e especialização na área da saúde. Os eventos do CAED-Jus promovem o aprimoramento e o debate acadêmico, especialmente no que se refere a interdisciplinaridade e internacionalização de produções que dialogam com a área do direito. Ter recebido o convite para coordenar o GT Trabalho e Seguridade Social foi uma honra!
2) O que mais lhe chamou atenção no CAED-Jus?
O CAEDJUS é um excelente canal de interlocução entre acadêmicos, pesquisadores e profissionais do direito e de áreas correlatas. Trata-se de uma oportunidade de troca de saberes, experiências e análises, em escala internacional e interdisciplinar. A potencialidade de contribuir com nossas pesquisas, por meio de apresentação de trabalhos, palestras e publicações em livros, também é um grande diferencial deste evento.
3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?
O Grupo de Trabalho 6 se propõe a aglutinar estudos, análises e pesquisas que abordem os elementos jurídicos, sociais, econômicos e históricos que se relacionam ao Trabalho e Seguridade Social. Na contemporaneidade, os direitos relacionados ao Trabalho e a Seguridade Social tem sido alvos de debate e de deslegitimação, sendo necessário o aprofundamento teórico e de pesquisas empíricas acerca de suas implicações para a sociedade. Trata-se de um tema controverso, considerando as profundas mudanças ocorridas no mundo do trabalho, afetando diretamente a estrutura da seguridade social.
4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que outras dicas você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?
Para a produção de textos de qualidade e relevante, minha sugestão é que visualizem a produção acadêmica como algo possível de ser realizado com maestria, que exige dedicação, afinco e ousadia. E participar do Programa de Produção Acadêmica (PPA) e do ACADEMUS por certo tornará esse caminho mais suave e solidário, pois além da qualidade destes cursos, a interação com os colegas e pesquisadores ocorre num clima amistoso e de profunda colaboração.
Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.
A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.eventoscaedjus.com/caedjus-site e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!