O entrevistado da vez é o professor Victor Nylander
Victor Nylander é Doutorando em Direito e Economia pela Universidade de Lisboa. Mestre em Direito Fiscal pela Universidade de Lisboa. Mestre em Economia pela OMMA Business School of Madri. Mestre em Economia & Mercados pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário do Estado do Pará.
É também coordenador do GT 10 – Desenvolvimento social, ambiental, econômico e sustentável do CAED-Jus 2023.
Confira a entrevista:
1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.
Sempre gostei de eventos pelas possibilidades de trocas de idéias e insights, seja em perspectiva acadêmica, seja profissional.
Como estou sempre buscando estar atualizado, busco me inovar e reinventar segui a carreira acadêmica e profissional. Com a graduação em Direito, finalizada em 2017, segui direto para o mestrado em Direito Fiscal em Portugal na Universidade de Lisboa, com a visão nacional e internacional, consegui fazer atendimento diferenciado para vários clientes.
No ramo empresarial percebi a necessidade de aprofundar conhecimento em Economia, razão de eu ter feito o mestrado na área com dupla titulação OMMA (Espanha) e Mackenzie (Brasil).
Hoje faço doutorado em Portugal, pela Universidade de Lisboa, para conseguir desenvolver pesquisa de altíssimo nível para levar a conhecimento de todos e que possa atingir uma das minhas metas que é a minha atuação ser parte de um processo de desenvolvimento sustentável.
2) O que mais lhe chamou atenção no CAED-Jus?
A grande capacidade do CAED-Jus de conseguir reunir pessoas de vários lugares do mundo em um debate.
A abertura, democratização, do conhecimento de qualidade para várias pessoas, além de dar oportunidade para os jovens pesquisadores que ainda estão começando no ramo acadêmico.
3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?
Um dos principais pontos daquele que é formado em Direito e do operador do Direito, é de que estão em visão demasiada fechada na dogmática jurídica, esquecendo de que existe um vasto universo ainda não explorado.
Dentro do GT existe forte preocupação com a consequência da tomada de decisão, seja individual ou coletiva. A busca pelo desenvolvimento sustentável é complexa, precisa de uma visão holística, o que, infelizmente, não é ensinado nas Faculdades de Direito, e fortemente reflete na atividade profissional.
O conhecimento trazido pelo GT poderá auxiliar aos ouvintes e leitores sobre as novas perspectivas de como trabalhar com o Direito.
4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que outras dicas você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?
Arrisque, não deixe o medo de estar errado impedir a inovação.
Se em algum nível você errou é porque está buscando de alguma maneira inovar, então quando conseguir estará à frente dos outros.
Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.
A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.eventoscaedjus.com/caedjus-site e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!