caedjus.com

Entrevista com Elpídio Paiva Luz Segundo – Coordenador de GT do CAED-Jus 2023

Começamos hoje a divulgar uma série de entrevistas com os coordenadores dos Grupos de Trabalho do Congresso Internacional de Altos Estudos em Direito- CAED-Jus 2023.

O nosso primeiro entrevistado é o professor Elpídio Paiva Luz Segundo

Elpídio Paiva Luz Segundo é Doutor e mestre em Direito pela UNESA/RJ. Especialista em Direito pela PUC/Minas. Bacharel em Direito pela PUC/Minas. Professor Permanente do Programa de Mestrado em Direito do Centro Universitário de Guanambi (UniFG/BA). Membro da Câmara Básica de Assessoramento e Avaliação da Área de Ciências Sociais Aplicadas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). Pesquisa Direito Privado, Filosofia do Direito, Law and Economics, Análise Econômica do Direito. Líder do grupo de pesquisa “Fronteiras do Direito Privado” do Programa de Pós-Graduação em Direito do Centro Universitário de Guanambi.

É Autor do livro “Existe uma última palavra sobre o sentido da Constituição?”. Co-autor dos livros: “Direito Privado e Sociedade”, “Temas de responsabilidade civil: o direito na sociedade complexa”, “ Teoria da justiça: novas perplexidades e velhos temas”, “Diálogos sino-luso-brasileiros sobre jurisdição constitucional e a crítica hermenêutica do direito de Lenio Luiz Streck”, “Direito Econômico: estudos em homenagem ao Professor Giovani Clark”. É também coordenador do GT 3 – Direito Privado do CAED-Jus 2023.

Confira a entrevista

1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Tenho atuado como docente no Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado) do Centro Universitário de Guanambi. Em 2021 tive a oportunidade de atuar como um dos coordenadores do GT de Direito Privado. Fiquei feliz em estar com vocês novamente.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAED-Jus?

É uma porta de entrada para pesquisadores em todos os níveis (da graduação ao doutorado) e para novas ideias.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

São múltiplos desafios. Um deles pode ser a reconstrução do direito privado, que é obra inacabada pela sua própria condição.

4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que outras dicas você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

Trabalhar incansavelmente. Ler, reler e treler. Escrever e reescrever. Buscar clareza. Um texto decente precisa demarcar um problema de pesquisa, um quadro de referência adequado, cuidado metodológico. Evitar lugares comuns e chavões. E muitas outras coisas. O rigor conceitual não pode ser apartado da análise empírica.

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.eventoscaedjus.com/caedjus-site e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *